Os Delírios de Consumo de Becky Bloom

"Os Delírios de Consumo de Becky Bloom", de Sophie Kinsella
Série Becky Bloom - Vol. 1
ISBN: 8501059544
Editora: Record
Ano: 2005
Páginas: 428
Muitos conheceram Becky Bloom através do filme Os Delírios de Consumo de Becky Bloom (2009), e foi esse o meu caso. Só depois descobri que havia uma série sobre a Becky, escrita pela Sophie Kinsella. Não sou uma leitora assídua de chick lit, a verdade é li menos de cinco livros do gênero, mas por algum motivo esse me chamou mais a atenção, fosse pelas críticas positivas ou pelo simples fato da Becky ser uma jornalista (ainda que não das melhores, é verdade).

Eis que o tema de fevereiro do Desafio Literário era "livros que façam rir" e, no mesmo mês, consegui o livro numa troca com a Tati Feltrin. Era o momento de dar uma chance à série Becky Bloom.

Antes de qualquer coisa: sim, é livro de mulherzinha - como costuma ser chamado - mas nem por isso é um livro ruim. Ao contar a história de uma shopaholic espera-se que ela seja fútil e que não tenha mais a acrescentar, certo? 

Errado.

Becky é uma jornalista de economia e, ainda que não goste muito do foco do seu trabalho e nem entenda direito sobre finanças, sua vida profissional também é explorada no livro. Aos poucos, ela consegue até mesmo alcançar alguns sonhos através do seu trabalho. O livro também fala muito de amizade, independência, um pouco de romance e, é claro, compras!

O consumo exagerado de Becky, principalmente (mas não exclusivamente) ligado a roupas, é a base de toda a história que nos é contada, mas não gira necessariamente em volta disso. Explico: você não vai ler 428 páginas que falem apenas sobre compras loucas feitas pela Becky e suas consequências. Há vários pequenos conflitos, e podemos conhecer bem a personagem principal, que ao contar sua história compartilha seus momentos mais embaraçosos e engraçados.

Como não se trata de uma adolescente, a protagonista não tem uma personalidade irritante e nem está a procura do amor da sua vida. Ela é um pouco desastrada e irresponsável, sem dúvidas, mas isso fez com que o livro se tornasse realmente divertido. Além disso, Becky é criativa e sonhadora,  logo, qualquer leitora que se identifique com ao menos um desses aspectos irá se encantar com ela.

É um ótimo livro de entretenimento (não mais do que isso) e foi muito bom lê-lo depois de uma história pesada como a de Laranja Mecânica. Indico a todos que procurem um livro que seja sinônimo de diversão, com uma história nem fofa demais, mas que também permite que o tempo de leitura seja para relaxar - aliás, o texto flui tão bem que li bem mais rápido do que esperava. 

E não tenha medo, o livro não faz com que o leitor passe a ter uma vontade descontrolada de sair fazendo compras por aí. No meu caso, o efeito foi contrário. As situações da Becky me ajudaram a pensar melhor no que é necessário ou não entre o que tenho comprado, e acredito que passei a ficar mais atenta antes de decidir se compro algo ou não. Afinal, quem quer ficar endividado?

Share this:

, , , ,

CONVERSATION

1 comments:

  1. Parabéns pela resenhaaa!
    Amo o filme e ainda não li os livros!!
    Seguindo e Curtindo! Lindo Blog! Amei!
    PS: Resenha: Fracture Me - Trilogia Estilhaça-me - Livro 2.5 - Tahereh
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2013/12/resenha-fracture-me-trilogia-estilhaca.html
    Passa lá e comenta/Segue/Curti se gostar! Retribuo visitas e comentário!
    Beijos!

    ReplyDelete