[MÚSICA] Bullying e Preconceito

Nos últimos anos o foco no combate ao bullying tem sido destaque, não apenas em campanhas e artigos. Também nas músicas o tema de bullying e de preconceito tem sido uma constante. Algumas focam no bullying infantil, outras no preconceito, e cada uma cumpre seu propósito. Vim aqui listar as minhas favoritas:


1. Who's Laughing Now - Jessie J
Eu não conhecia Jessie J, vi umas apresentações e nem liguei pra ela. Até conhecer esse clipe. A história conta sobre o bullying na infância, que é superado e as mesmas pessoas que faziam as piadas aparecem querendo tirar proveito do sucesso conquistado por Jessie.  Tudo indica que é, sim, baseado na vida da cantora. Mesmo caso não seja, a música é ótima e o clipe também. Mostra não só a maldade das crianças, como a indiferença da professora, que vê e não faz nada. A música é motivadora, animada e a garotinha do clipe tem futuro!



2. Fuckin' Perfect - Pink
Sempre gostei da Pink, e ainda assim essa música me surpreendeu. A letra também fala sobre uma pessoa deslocada e incompreendida, mas mesmo com a reviravolta, o clipe não é tão animado. É triste. Mas, mais uma vez, tudo pode mudar. "Change the voices in your head."



3. Firework - Katy Perry.
Sim, eu sei, essa música não foca em bullying. Mas é linda e tem um dos meus clipes favoritos - Ele mostra pessoas sem esperança ou deslocadas, muito semelhantes às que sofrem bullying . E a Katy linda mostra que basta de jogar! Sempre vale a pena rever.


4.  Beautiful - Christina Aguilera
Certo, essa música não é nada nova. Mas é a mais completa de todas. Nos diz que somos bonitos do nosso jeito, e que a opinião dos demais não deveria nos destruir. É linda, simples e direta. 


5. The Best Thing About Me is You - Ricky Martin
O clipe fala mais do que a música. Não é sobre bullying, sofrimento nem pessoas atirando pedras em você. É sobre se aceitar, viver bem e dar a cara a tapa, sempre esperando que de certo. Não sei como essa música não recebeu a atenção merecida, Ricky Martin é vida e a música é fofa demais! "The doctor says something's wrong with me, the smile on my face has no remedy."




Por mais que o preconceito seja algo sério e que precisa ser combatido, souberam levar a melhor parte disso tudo para a música sem precisar ser uma coisa melancólica e chatíssima. Afinal, superação é alegria. Claro que há mais músicas com esse tema, essas são apenas as minhas atuais preferidas! ;)

Share this:

CONVERSATION

0 comments:

Post a Comment