1001 Livros e 501 Escritores

Depois de muito tempo, consegui dois livros que eu cobiçava há muito tempo: 1001 Livros para Ler Antes de Morrer e 501 Grandes Escritores. Eles são da editora Sextante e comprei ambos em uma promoção do Submarino que deixou cada um deles por 9,90! Depois de tanto tempo deixando de comprá-los por estarem sempre com o preço alto, fui obrigada a quebrar minha promessa sobre parar de comprar livros. Mas foi por uma boa causa.

Recebi os livros há alguns dias, e é claro que não li os dois na íntegra mas, depois de umas boas folheadas, já é possível ter uma noção de como as dicas (de livros e de autores) foram colocadas e quais informações podem nos interessar.

1001 Livros para Ler Antes de Morrer
"A lista aqui apresentada não pretende ser um novo cânone, nem definir ou esgotar o gênero romance. (...) A ficção em prosa assume tantas roupagens e linguagens diferentes, através de tantas nações e séculos, que uma lista como esta sempre será, e deve ser, marcada, formada e deformada pelo que ficou de fora"
Na coletânea, que vai desde "As mil e uma noites" ao livro "The Children's Book", podem ser encontrados os maiores escritores mundiais, representados por suas mais renomadas obras. As obras são apresentadas através de pequenos textos que se assemelham às resenhas, mas que buscam o equilíbrio entre a crítica e a  apresentação da sinopse do livro. O que me surpreendeu mesmo, no entanto, foi o trabalho gráfico: fotos de autores, imagens de capas ou ilustrações completam a lista e a deixam maravilhosa. A qualidade de todo o livro é impecável e dá vontade de ficar maravilhando página por página, imagem por imagem.

Mas a qualidade também está nos textos e na organização do livro. Divididas por séculos, as obras apresentadas vão desde "Antes de 1800" até "Anos 2000", sendo que entre as obras citadas a mais atual foi publicada em 2009. Os livros são apresentados com seus nomes em português, a não ser que não tenham sido publicados na nossa língua - nesse caso, as obras aparecem com seus nomes originais.

O livro, que possui 960 páginas, é obrigatório na estante dos amantes de literatura. Além das informações sobre livros já muito conhecidos, tive acesso às outras obras, que dificilmente seriam apresentadas a mim ou às quais eu talvez não daria a devida atenção. Os textos curtos e as imagens permitem que não seja cansativo ler sobre a obra apresentada mas, nem por isso, é um livro para ser lido de uma vez. Eu, ao menos, o folheio quando tenho vontade e, aos poucos, vou selecionando um livro ou outro que quero mesmo ler antes de morrer.

501 Grandes Escritores
"A adição do número “1” ao título ainda pode indicar a possibilidade de acrescentar, sinalizando que uma lista desse tipo nunca é abrangente nem completa. (...) Oferecemos não a essência, mas um conjunto de sinais, indicações de caminhos para fortalecer seus hábitos de leitura, fazendo com que sejam mais sistemáticos, proveitosos e estimulantes."
Assim como no livro citado anteriormente, em "501 Grandes Escritores" encontramos uma bela lista de referências literárias, que nos levam de Homero à J.K. Rowling através de 640 páginas, mais uma vez repletas de informações e de imagem que completam a obra e a deixam mais interessante. Essa coletânea, no entanto, conta com um complemento à lista original: 24 escritores brasileiros são apresentados no fim do livro, além dos três citados na obra original (Machado de Assis, Jorge Amado e Paulo Coelho).

Apesar de reunir praticamente a metade de nomes do outro título, os 501 escritores apresentados vêm acompanhados não apenas de uma breve apresentação da história de suas carreiras, mas também com uma pequena lista de suas principais obras e, eventualmente, uma frase de autoria do escritor em questão. Alguns autores citados eu já conhecia, outros, muitas vezes não tão conhecidos assim na América, são grandes surpresas que eu descubro cada vez que leio a coletânea, também lida aos poucos e aleatoriamente.

Adquirir esses dois livros, que se assemelham a um guia para os bibliófilos interessados em conhecer um pouco mais sobre a boa literatura, foi uma escolha muito bem feita e que eu indico a todos, inclusive aos que não têm costume de ler obras que sejam mais antigas e renomadas. Em meio a um mundo onde as indicações literárias estão constantemente voltadas para escritores da atualidade, essas duas listas são boas opções para sair das mesmas dicas literárias e poder ter conhecimento de bons autores e obras literárias que talvez não sejam tão conhecidos pelos leitores de hoje em dia.

Share this:

, , ,

CONVERSATION

4 comments:

  1. Confesso: só ia comprar esse livro porque vi meu esposo,amor eterno e companheiro de todas as horas(fernando pessoa)eu sei que isso é feio mas só agora percebi que o livro tem conteúdo =]
    Obrigada pelas dicas ^^

    http://joicy-santos.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  2. Olá!!

    Sempre tive vontade de ler os dois livros... mas era mais pela oportunidade de conhecer mais títulos e não ser assim tão desinformada em relação aos clássicos. -rs

    Fiquei com mais vontade ainda de adquirir esses livros! *o*

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag http://wordinmybag.blogspot.com.br

    ReplyDelete
  3. Como assim teve essa promoção do Submarino e você não avisou?
    Sempre morri de vontade de ler o 1001 livros, e confesso que desconhecia o 501 escritores, mas me interessou igualmente. E acho que vai exatamente de encontro ao que você falou de indicações dos "antigos". Eu sempre tenho vontade de ler coisas clássicas e tudo mais, mas sinto dificuldade às vezes em encontrar uma indicação confiável.
    Enfim, dois novos livros para a minha lista de desejos. =)

    ReplyDelete
  4. Oi Letícia,
    que super promoção legal!
    Eu quero um dia esse 501 escritores (tem o segundo volume, certo?).
    Achei bem legal!
    Abraços!

    ReplyDelete