O Silêncio dos Inocentes

O Silêncio dos Inocentes, de Thomas Harris, é um livro de  suspense policial, escrito em 1988. Li o livro sem saber que ele é o segundo de uma trilogia. O primeiro livro é Dragão Vermelho e o terceiro é Hannibal. Ainda existe um quarto livro, Hannibal, A Origem do Mal, que foca em um dos personagens.

Como eu disse, li O Silêncio dos Inocentes sem ler Dragão Vermelho, e consegui entender perfeitamente. Apesar de alguns personagens que pertencem a todos os livros, as histórias são independentes - salvo Hannibal, que me parece ter algumas coisas relacionadas com O Silêncio dos Inocentes.

Agora que já expliquei sobre os livros de Thomas Harris, vou falar um pouco sobre O Silêncio dos Inocentes.

Eu não conhecia o livro, apenas tinha ouvido falarem muito bem sobre o filme, que nunca tive a oportunidade de assistir. 


O livro começa com a história de Clarice Starling, uma jovem treinada pelo FBI, que ainda não é uma agente de fato, sendo requisitada pelo Agente Especial Crawford para que ela ajude em um caso.

Cinco mulheres foram encontradas mortas, todas elas esfoladas. O assassino em questão recebeu o nome de Bufalo Bill pelos jornais, e acreditam que entrevistar outros serial killers pode ajudar a encontrá-lo. Um, em especial, se nega a preencher o relatório necessáio.

Clarice é então enviada até o Dr. Hannibal Lecter, um psiquiatra detido em um hospício por ser um assassino, famoso por morder suas vítimas - por isso "Hannibal, O Canibal".

Ele é um assassino, é frio e sanguinário. Mas é um dos melhores serial killers de todos os tempos. É educado, inteligente e um brilhante psiquiatra. Se nega a falar com a maioria das pessoas que o procuram, mas confia em Clarice e passa a ajudá-la a procurar pelo assassino das cinco mulheres em questão.

O livro é muito interessante, nos prende do começo ao fim. É um suspense onde o tempo é precioso e você quer saber logo qual vai ser o fim de toda aquela procura. Por que o homem tira a pele das mulheres? Quem ele é? Como Hannibal pode ajudar a encontrá-lo?

Essas são apenas algumas das perguntas, outras surgem ao longo da história. Starling é uma daquelas jovens que tentam se manter fortes em todas as ocasiões, e se sai muito bem. É uma personagem maravilhosa, como todos os outros personagens do livro. Hannibal, mesmo sendo cruel, faz com que você morra de curiosidade de saber o que ele tem a falar.

Recomendo a todos que gostam de livros de suspense, policial ou ambos! Apesar do que eu pensei, não foi um livro de me dar medo, mas sim um livro que não me deixou dormir até que eu terminasse de ler. E é por isso que provavelmente lerei Hannibal em um futuro próximo.

O Filme

Depois de ler o livro, é claro, resolvi assistir ao filme. Mais uma vez, reforço que as adaptações de antigamente eram mais fieis aos livros. Não digo que o filme é totalmente fiel ao livro, mas algumas mudanças para fazer com que a história ande podem ser relevadas.

Em determinado ponto do filme, algumas coisas começam a acontecer rápido demais - até mesmo mais rápido do que nos livros! E é a partir de então que ele te prende totalmente. No começo, pode ser um pouco lento e parece que a história toda não anda, mas isso muda. 

Eles não tiveram medo algum de manter as cenas chocantes (apesar de que eu acho que elas conseguem ser mais chocantes nos livros, viu?) e Hopkins interpreta Hannibal de modo único, me surpreendi.

Recomendo ler o livro e assistir ao filme. Ambos são clássicos e únicos! 

Esse post faz parte do Desafio Literário 2012 de Março, com livros de Serial Killers!

Share this:

, , ,

CONVERSATION

1 comments:

  1. Clássico classudo que eu ainda não li. Irei procurá-lo na biblioteca mais próxima. Obrigada pela dica!

    ReplyDelete