Três Filmes sobre Jornalismo

Durante muito tempo eu acreditava que ser jornalista era o que eu queria para toda a minha vida. Apesar de ter mudado de ideia, acabei desenvolvendo um interesse muito grande pelo assunto e sempre que possível gosto de ler sobre jornalismo, literário ou não, e também vivo procurando filmes que envolvam o meio jornalístico. Alguns desses filmes são extremamente bobos, outros são grandes obras, alguns até inspirados em livros ou em histórias reais. Os que eu listarei aqui são os meus favoritos, mas isso não significa que todos irão se apaixonar por eles e eu tenho plena consciência disso. Ainda assim, fica a dica!

O Preço de Uma Verdade (Shattered Glass)
Stephen Glass é um jornalista que consegue entrar para a equipe principal do jornal The New Republic, de Washington. Entretanto, dos anos em que trabalha na redação, mais da metade dos textos de sua autoria ou foram inventados ou copiados, o que não impede seu crescimento. Porém sua fama vai por água abaixo após sua farsa ser descoberta. 
É um filme baseado em uma história real. No fim, não tinha como não procurar mais sobre a história de Stephen! Ótimo filme, me surpreendeu.

Uma Manhã Gloriosa (Morning Glory)
Becky Fuller é uma produtora de televisão que foi demitida de seu programa de notícias, mas consegue uma vaga para tentar levantar a moral de outro em uma nova emissora. O único problema é que para conseguir isso terá que fazer muitas mudanças, entre elas, convencer o premiado Mike Pomeroy a apresentar matérias de moda, amenidades, de conteúdo fraco e, para piorar, ao lado de uma ex miss Arizona , seu desafeto. Com pouco tempo para reverter a queda de audiência, Becky terá que se virar para driblar o humor de seu elenco, ser reconhecida profissionalmente e ainda viver um novo amor.
Sim, é clichê. Sim, é comédia romântica. Mas é muito fofo e não deixa de lado o meio jornalístico. Me diverti muito assistindo a esse filme, não o leve tão a sério ;)

Boa Noite e Boa Sorte (Good night, and Good luck)
Edward R. Morrow é um âncora de TV que, em plena era do macarthismo, luta para mostrar em seu jornal os dois lados da questão. Para tanto ele revela as táticas e mentiras usadas pelo senador Joseph McCarthy em sua caça aos supostos comunistas. O senador, por sua vez, prefere intimidar Morrow ao invés de usar o direito de resposta por ele oferecido em seu jornal, iniciando um grande confronto público que trará consequências à recém-implantada TV nos Estados Unidos.
Acredito que esse seja o meu favorito! Estranhei ao saber que o filme era todo em preto e branco, o que eu nunca tinha visto em um filme atual até então. Mas é uma história maravilhosa que mostra, acima de tudo, o bom jornalismo. Faz pensar e faz com que admiremos a profissão.

Filmes como O Zodíaco e O Diabo Veste Prada também envolvem imprensa, mas não têm esse meio como foco no enredo. Mas, como gosto de ambos, também os recomendo!

Share this:

, ,

CONVERSATION

3 comments:

  1. Nossa, só faltou Faces da Verdade, esse filme é maravilhoso!
    Beijos
    viesfeminino.blogspot.com

    ReplyDelete
  2. Jeane, Faces da Verdade eu ainda não assisti. Então super obrigada pela dica! Vou assistir com certeza ;)

    Beijos :D

    ReplyDelete