Resenha: O Clube das Chocólatras, de Carole Matthews

 Chocolate. Esta não é uma palavra tão simples quanto parece. Ela pode significar a cura para uma dor de cabeça e até determinar o perfil psicológico de uma pessoa - pelo menos para Lucy Lombard, protagonista do divertido O clube das chocólatras, de Carole Matthews. Lucy e três grandes amigas - Autumn, Nadia e Chantal - se unem para, com a ajuda de muito, muito chocolate, enfrentar difíceis problemas cotidianos: um namorado galinha, um chefe paquerador, um marido viciado em jogo, um casamento sem amor... Afinal, existe algo melhor para aliviar tensões, curar corações partidos e originar uma história tão doce e divertida como esta? 


Há muito tempo eu conhecia esse livro, a capa sempre me chamou a atenção quando eu entrava na livraria. Também, né, tem como não chamar a atenção com esse chocolate?


Quando comprei o livro, imaginei que o foco seria o chocolate em si e no vício das garotas, mas O Clube das Chocólatras vai muito além disso. Carole Matthews escreveu um livro mulherzinha, mas com um toque divertido que funcionou muito.


A protagonista é Lucy, que narra sua vida confusa, cheia de problemas amorosos e profissionais. Ela namora há 5 anos com um cara galinha, o que suas amigas desaprovam completamente. Ao longo do livro, Lucy evolui e aprende, às vezes dando umas tropeçadas no caminho. Sempre se levantando, é claro, com a ajuda das amigas - e de chocolate. 

Autumn, Nadia e Chantal também têm suas histórias amorosas e familiares contadas. Apesar de serem bem diferentes, sempre estão dispostas a ajudar uma a outra e se reunem   quando necessário.


Seus encontros são feitos sempre no Paraíso do Chocolate, onde Clive e Tristan, os dois proprietários do local e amigos - gays, é claro - das garotas, sempre estão disponíveis para ajudá-las nos momentos de crise. Mesmo quando o local fecha, as integrantes do Clube das Chocólatras têm um espaço no Paraíso do Chocolate.




Ao longo da história, Lucy enfrenta não apenas sua confusa relação de amor com Marcus, como também o assédio de seu chefe - que ela chama de "Paquera" - e confusões relacionadas ao seu trabalho, onde é contratada como temporária.

Nadia é a única que já é mãe, e mesmo com um filho que toma grande parte do seu tempo, sempre consegue um meio de ir às reuniões. Casada, seu grande problema é o vício do marido: o jogo. Eles, aos poucos, vão se afundando em dívidas devido à jogatina e Nadia, com a ajuda das amigas, precisa achar um meio de melhorar a situação de sua vida.

Chantal, apesar de também ser casada, possui uma vida completamente diferente. Alta, charmosa, magra e rica, Chantal seria completamente realizada, se não fosse pelo seu marido. Apesar de amar Ted, ele não a deseja mais e, para suprir a falta de carinho, Chantal recorre aos casos extraconjugais, o que a leva a sérios problemas.

Autumn trabalha com vitrais no Instituto Stolford, em um programa voltado pela inclusão social de jovens viciados. Meio esquisita e fora dos padrões, aos poucos vai se interessando por um colega de trabalho. No entanto, a confusão de sua vida começa quando seu irmão chega pedindo um lugar para ficar. Apesar de serem de uma família rica, ele se envolve em grandes problemas que afetam diretamente a vida de Autumn.

E o Chocolate, onde entra? Devo dizer: em todos os momentos. Todas as crises são repletas de chocolates, assim como os momentos de comemoração. Mais do que isso, elas enfrentam uma grande aventura - que não conto, para não estragar a surpresa - na qual o chocolate é essencial. Nesse livro, descobri tipos de chocolates que ainda quero provar e outros já conhecidos. 


Mais do que confusões e chocolates, O Clube das Chocólatras é um livro sobre a verdadeira amizade e como ela precisa ultrapassar algumas barreiras. Uma leitura leve e que flui muito bem, mas que vai te fazer comer muito, MUITO chocolate! Nunca comprei tanto Twix na vida como durante a leitura desse livro...

EDITORA: BERTRAND BRASIL
TÍTULO: O CLUBE DAS CHOCÓLATRAS
AUTOR: CAROLE MATTHEWS
TÍTULO ORIGINAL: THE CHOCOLATE LOVERS' CLUB
PÁGINAS: 420
ANO DA OBRA/COPYRIGHT: 2007
ANO DE EDIÇÃO: 2008
EDIÇÃO:


Esse post faz parte do Desafio Literário 2012 de Janeiro, sobre Literatura Gastronômica.

Share this:

, ,

CONVERSATION

2 comments:

  1. Oi!
    Eu pretendia ler esse livro pro desafio também, mas acabei não conseguindo encontrá-lo na biblioteca e sem verba para comprá-lo ;x
    Confesso que agora fiquei com muita vontade de lê-lo. Hehehe.
    Ótimo seu blog!
    Um beijo.

    ReplyDelete
  2. Oi Letícia!
    Ótima resenha! E você foi falar logo do Twix, vou ter que comprar amanhã pra não ficar aguada! hahaha...
    Estou na mesma situação da Bibiana... rs... Participo do DL também mas minha lista foi feita com o que encontrei na biblioteca! Quem sabe consigo ler este livro em breve... A cada resenha que leio dele dá mais vontade!
    Criei um blog há menos de um mês, ficarei infinitamente feliz se você puder visitá-lo e, quem sabe, segui-lo e comentar em alguma postagem (entrepalcoselivros.blogspot.com)! Ótima semana pra você! Beijo

    ReplyDelete