Resenha: Escola dos sabores, de Erica Bauermeister

 Todos os meses, na primeira segunda-feira à noite, a cozinha do restaurante de Lillian se transforma na Escola dos Sabores. Ali, um grupo de oito alunos se reúne para aprender deliciosas receitas. Ou pelo menos é isso que esperam que aconteça. A cada aula, ela lhes apresenta um novo desafio: nada de receitas tradicionais, com quantidades definidas e descrição do modo de preparo. Em vez disso, coloca diante deles apenas alguns ingredientes essenciais e os convida a fechar os olhos e se deixarem levar pelos sentidos. 


Quando me deparei com o Desafio Literário de Janeiro ser relacionado à histórias que envolvessem gastronomia, logo pensei que seria um desastre. Procurei muitos livros, tentando achar o mais interessante possível, que não me aparecesse com receitas e que falasse apenas de comida. Não foi fácil, mas achei exatamente o que procurava em Escola dos Sabores.



Apesar de não conhecer o livro e nunca ter lido uma resenha sequer dele, arrisquei e comprei. Não me arrependo, e você já vai saber o motivo.

O livro, como já é dito na sinopse, conta a história das aulas que Lillian ministra em seu restaurante. Mas não espere que a grandeza do livro esteja nessas aulas. Apesar de serem, sim, muito interessantes e bem fora do comum, a magia do livro está nos próprios personagens.

Ao longo de toda a história é contada a vida de cada participante de uma das turmas de Lillian. Cada capítulo corresponde a um deles, sem deixar de intercalar com as aulas no restaurante, é claro. Se não fosse pelas aulas, acho que cada capítulo se pareceria muito com um pequeno conto sobre a história de uma pessoa.



Os personagens não tem um padrão. Há pessoas novas, velhas, solteiras, casadas, com filhos... mas todos, por algum motivo, chegaram à Escola dos Sabores e sairão de lá com uma experiência inesquecível.

Claire é uma mulher casada, mãe de dois filhos, que ganha o curso de culinária de sua mãe e nele vê a oportunidade de se redescobrir após ser mãe, pois lhe falta tempo para si mesma.  
"Ela nunca havia sido tão tocada na vida, nunca sentira tanta pele encostando na sua. No entanto, desde que se tornara mãe, era como se o seu corpo tivesse ficado invisível para todos, exceto os filhos. Quando um desconhecido a olhara pela última vez como se ela fosse... uma possibilidade?"
Carl e Helen são um casal, ambos fazem parte das aulas de culinária, e cada um tem um capítulo para si, mas não tem como suas histórias serem separadas, quando se conhecem há 50 anos. 
"Eram um daqueles casais que pareciam ter nascido com afinidade, como gêmeos de origem não biológica."
Antonia se mudou para os Estados Unidos há 4 anos em busca de desafios e com certeza irá encontrá-los.
"Mas ali havia um forno a lenha. Aquilo fazia Antonia se lembrar da cozinha da avó, com um fogão em um dos cantos e um forno a lenha no outro, o espaço no meio amplo o suficiente para acomodar uma mesa de madeira para 12 pessoas e bancos compridos nas laterais."
 Tom é um dos meus personagens favoritos! Sua história é, ao meu ver, a mais emocionante. É descrito o romance com sua namorada Charlie de um modo tão puro e ao mesmo tempo intenso, que é impossível querer parar de ler.
"Tom nunca havia conseguido contrariá-la, talvez porque Charlie não se importasse com a opinião dele. Ela simplesmente o amava, e ele sabia disso, assim como sabia que também a amava."

Chloe é uma jovem repleta de autocrítica e muito desastrada, está entre as personagens mais divertidas, salvo alguns momentos de drama. Talvez alguns  "muitos", mas é apenas um detalhe.
"Limpar mesas não era o que ela pretendia fazer na vida, mas, quando você acaba o ensino médio sem saber como pagar a faculdade e seu pai insiste em dizer que você vai conseguir entrar, limpar mesas pode ser uma boa alternativa. A menos que você tenha uma tendência a derrubar coisas, como era o caso de Chloe." 
Isabelle é uma senhora, que está passando pela crise de perder suas memórias mais queridas. Assim como Tom, sua história também é emocionante e prende qualquer leitor.
"Mas, agora que estava mais velha e tinha tempo, percebia cada vez com mais frequência que estava perdida:palavras, nomes, os telefones dos filhos, tudo entrava e saía de sua mente como trens sem horário certo"
Ian é um jovem em busca de mais estabilidade na vida, que ganha de sua mãe o curso de culinária.
 "Sua mente de engenheiro de softwares via a culinária como qualquer outro processo, algo que podia ser abordado como uma série de etapas a serem aperfeiçoadas, habilidades fundamentais que podiam ser aplicadas mesmo quando se era confrontado com o caos de receitas complicadas[...]"


É claro que há também as receitas, e cada uma tem seu significado, seja no preparo ou no resultado final. Para entender melhor, apenas lendo o livro mesmo. Escola dos Sabores é um daqueles livros em que você sempre quer marcar esse ou aquele trecho, e onde há citações inteligentes a todo momento.

Com pouco mais de 200 páginas, é uma leitura fácil e que com certeza irá agradar muito aqueles que gostam de ler algo leve, mas marcante. Não acho certo dizer que é um romance mulherzinha, acredito que há homens que gostariam desse livro sem problema algum.

Recomendo para quem gosta de culinária, pra quem gosta de romances e para quem, assim como eu, gosta de histórias cativantes.

EDITORA: SEXTANTE
TÍTULO: ESCOLA DOS SABORES
AUTOR: ERICA BAUERMEISTER 
TÍTULO ORIGINAL: THE SCHOOL OF ESSENTIAL INGREDIENTS
PÁGINAS: 224
ANO DA OBRA/COPYRIGHT: 2009
ANO DE EDIÇÃO: 2010
EDIÇÃO: 1ª


 Esse post faz parte do Desafio Literário 2012 de Janeiro, sobre Literatura Gastronômica.

Share this:

, ,

CONVERSATION

1 comments:

  1. Oi Letícia!
    Adorei o jeito como você descreveu os personagens! Sua resenha ficou ótima :D
    Beijos!

    ReplyDelete