"O Quebra-Nozes" no Theatro Municipal do Rio de Janeiro


Um dos balés mais populares do mundo, a clássica história natalina O Quebra-Nozes está de volta ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, vinculado à Secretaria de Estado de Cultura, em grande produção que encerra a temporada 2011. A versão assinada por Dalal Achcar retorna para dez apresentações, a partir de 16 de dezembro. A récita de abertura contará com os talentos da primeira bailarina Ana Botafogo e do solista convidado, o cubano Rolando Serabia. Ao longo da temporada, revezam-se nos papeis principais Cláudia Mota, Márcia Jaqueline e Karen Mesquita como ‘Fada Açucarada’, e Denis Vieira, Filipe Moreira e Cícero Gomes interpretando o ‘Príncipe Quebra-Nozes’. À frente da Orquestra Sinfônica eCoro do TMRJ estará o maestro Silvio Viegas.

 Fui ontem ao evento que eu estava mais ansiosa para ver nessas férias, que estou passando aqui no Rio de Janeiro. "O Quebra-Nozes" é uma apresentação já muito conhecida, que conta a história de uma menina chamada Clara, que ganha de seu padrinho, no natal, um quebra-nozes em formato de soldadinho e fica encantada por ele. Ela fica desolada, no entanto, quando seus irmãos dela o quebram durante a brincadeira. O padrinho a consola e conserta o brinquedo. 

Clara vai dormir e a partir daí, a magia toma conta do ballet: Clara sonha que um exército de ratos está invadindo o salão. O boneco quebra-nozes adquire vida e ataca os ratos, comandando um exército de soldadinhos de chumbo. O "Rei dos Ratos" fere o boneco que, desarmado, está prestes a perder a batalha, quando ela o salva, atirando seu sapato na cabeça dele. Clara sente a presença do padrinho, que, num passe de mágica, transforma o boneco em um belo príncipe.

Com muito ballet e encanto, segue a peça, que é dividida em dois atos com um intervalo entre eles. Repleta de efeitos encantadores, como neve e mudança de cenário - que, aliás, é impecável - é impossível não se prender aos movimentos dos bailarinos. 

Ontem (28/12) a primeira bailarina foi Ana Botafogo. A divulgação da dança é uma preocupação constante da bailarina, que leva sua arte para todos os cantos do Brasil, assim como ministra palestras com o intuito de estimular jovens bailarinos aos encantos dessa profissão. É considerada tanto pelo público como pela crítica, uma das mais importantes bailarinas brasileiras. Fiquei muito feliz de ter ido especialmente nesse dia, uma vez que Ana Botafogo é Solista apenas em algumas das apresentações.
Um total de 123 bailarinos – sendo 71 do BTM e 52 alunos da Escola de Dança Maria Olenewa – se reveza nas cenas do prólogo e nos dois atos do balé. Soma-se a isto 89 músicos da Orquestra Sinfônica e 44 coristas do Coro do Theatro Municipal, totalizando 256 pessoas trabalhando diretamente.
Todo o conjunto é impecável, e eu recomendo a todos que apreciam ballet - que é a principal atração, apesar de estar unido ao teatro, que acaba ficando em segundo plano e, por isso, é melhor ler a história antes de assistir à apresentação, para não correr o risco de se perder em alguns momentos.


Estreia em 16 de dezembro, às 20h || Dias 22, 23, 28, 29 e 30 de dezembro, 3, 4, 5 e 7 de janeiro, às 20h || Dia 18 de dezembro e 8 de janeiro, às 17h ||

Share this:

,

CONVERSATION

1 comments:

  1. Adoro ballet, vi muitos espetaculos com o corpo de baile do TM e vi Ana Botafogo dancar muitas vezes. Adoro!!!! Belo programa. Feliz 2012!

    ReplyDelete