Acima de Tudo o Amor, de Henrique Prata


"Acima De Tudo O Amor", de Henrique Prata

Editora: Gente

ISBN: 9788573128130

Ano: 2012


Páginas: 280

Admito que, ao ver a capa e o título desse livro, me pareceu algo como uma auto-ajuda ou uma história de vida que falasse sobre relacionamentos. Mas, ao dar importância aos detalhes da capa, descobri do que realmente se tratava.

"Acima de tudo o amor" é, antes de qualquer coisa, uma biografia detalhada sobre a gestão do Hospital do Câncer de Barretos (HCB) e o que há por trás de sua história. Não sei se é por morar no interior de São Paulo, mas ouvia, desde criança, as pessoas falarem frequentemente sobre o hospital e nunca soube o porquê de sua importância. Só sabia que fica a Barretos, a cerca de três horas de onde eu moro.

Henrique Prata tinha tudo para seguir a carreira do seu avô na área agropecuária, e não tinha interesse algum em seguir a carreira de seus pais, que eram médicos. Mas Paulo Prata, seu pai, iniciara há anos um projeto de um hospital, o Hospital São Judas Tadeu, que a princípio apenas lhe dava prejuízos, apesar do seu esforço em manter o hospital e fazer com que ele crescesse. Resumindo, o maior sonho do médico era criar um hospital predominantemente voltado a atender pessoas necessitadas, através do sistema público de saúde, e ajudar essas pessoas a combater o câncer com os maiores cuidados possíveis.

Diante dos problemas de gestão que seu pai tinha, Henrique Prata precisou ajudá-lo a controlar os gastos do hospital para que, quando ele estivesse estabilizado, pudesse ser vendido. Mas não foi bem por aí. Como nem tudo é como planejado, Henrique Prata acabou fazendo do hospital sua grande meta de vida. Ao buscar sempre os melhores tratamentos, ótimas instalações e a participação apenas dos melhores profissionais, ele gerenciou o hospital e fez com que ele se tornasse o mais renomado de oncologia no país - sem perder o foco em ser um hospital humanizado, o que lhe deu o nome de "O hospital do amor". E sem ser formado em medicina ou ter qualquer outra graduação.


A perseverança de Henrique Prata e seu perfeccionismo foram os fatos que mais me impressionaram durante a leitura do livro. Seu interesse em viajar para conhecer os hospitais que tinham os sistemas mais avançados demonstram que, para ele, "bom" nunca fora o bastante. E é por isso que hoje, além de tratamento, o hospital também conta com prevenção e pesquisa - o que ninguém podia imaginar a princípio.

No mais, o livro nos conta como o hospital cresceu ao longo do tempo através das doações e, paralelamente, a história de Henrique Prata, que se entrelaça com a do hospital, já que é o grande gestor dele. O autor frequentemente comenta sobre seu forte laço com a religião e a grande importância de um padre que, além de ter feito parte da história do hospital, também foi seu grande amigo.

Mas o livro se torna, por vezes, repetitivo. Isso fez com que a leitura, apesar de muito fácil, me deixasse entediada em alguns momentos. Há também alguns erros de revisão e digitação, como na pág. 213, onde eu encontrei uma frase assim redigida: "Esse laboratório coleta sangue coleta sangue para amostras do banco de medula", e essa repetição ficou me incomodando a ponto de eu parar a leitura e ficar olhando a frase por algum tempo. Nada que uma revisão atenta não fosse capaz de corrigir. No mais, é um bom livro sobre gestão hospitalar, e a proposta de que o resultado das vendas será revertido para o hospital é algo que vale a pena destacar, pois foram atitudes assim que transformaram o hospital no que ele é hoje.

Não está, nem de longe, entre as minhas biografias favoritas - mas foi, ainda assim, interessante saber um pouco mais sobre a construção e o desenvolvimento desse grande hospital, que é referência em seu campo de atuação e orgulho para o interior paulista.

Share this:

, ,

CONVERSATION

0 comments:

Post a Comment