O Último Desafio (2013)

Tudo que eu sabia sobre O Último Desafio (The Last Stand) antes de assisti-lo era que se trata do mais novo filme estrelado por Arnold Schwarzenegger, nada mais! Eu esperava, é claro, um filme de ação, mas ainda assim fui surpreendida. Não é mais um filme de tiroteio e espionagem, e eu explico o porquê.

O Último Desafio (The Last Stand)

EUA , 2013 - 107 minutos 
Direção de Kim Jee-woon
Roteiro de Andrew Knauer e Jeffrey Nachmanoff


A princípio, a história parece se passar apenas em uma pequena cidade chamada Sommerton, que se encontra na fronteira entre os EUA e o México. Ray Owens (Arnold Schwarzenegger) é o xerife da cidade, na qual não há qualquer ação e cuja delegacia conta com outros três policiais, que pouco têm o que fazer em meio à rotina tranquila do lugar.

Achei essa primeira parte bem diferente do que costumamos ver nos filmes atuais de ação, que se passam em cidades grandes onde algo sempre está acontecendo. 

O fato de ser uma cidade do interior foi algo que desde o começo me chamou a atenção, e eu sabia que poderia esperar algo interessante ao decorrer do filme.

Pouco tempo depois, no entanto, outra história nos é contada (essa, admito, mais clichê entre os filmes que já estamos acostumados): no FBI, em Los Angeles, os agentes têm a missão de transportar um perigoso ex-chefe do narcotráfico que, é claro, consegue fugir com um plano já pré-arquitetado e com a ajuda de outros bandidos.

As duas histórias vão, aos poucos, se encontrando. O plano do fugitivo é fugir para o méxico e, para isso, será preciso passar por Sommerton - onde um xerife o espera, na companhia de seus desastrados e inexperientes policiais - onde a única policial da cidade é a que possui maior coragem e força de vontade, uma das minhas personagens favoritas. Ela é o par romântico do personagem de Rodrigo Santoro, embora eles não estejam juntos no início do filme.


É de se imaginar que o filme, além de ação, seja repleto de momentos cômicos e improvisos por parte dos policiais. O fato da "grande batalha" ser travada na pequena cidade dá ao filme uma nova cara que é, ao mesmo tempo, muito antiga - sim, estou falando dos filmes de faroeste. É verdade que os personagens praticamente não têm suas personalidades exploradas e o filme é repleto de clichês (que funcionam!), mas achei a mescla de bang bang com carros velozes um ponto divertido.

Sim, é um filme divertido e que me deixou entretida do começo ao fim - mesmo com os clichês - mas não é mais do que isso. Não é, nem de longe, um dos melhores filmes de ação do Schwarzenegger. É um filme, por vezes, repleto de violência e sangue, mas totalmente despretensioso e que, para ser aproveitado, não deve ser levado tão à sério. Vale pelos momentos divertidos e, aos que gostam, pelas corridas em alta velocidade.

Share this:

, ,

CONVERSATION

0 comments:

Post a Comment