As Aventuras de Pi (2012)


Assim como muitos eu tentei, sim, ler o livro antes de assistir ao filme. Mas não deu. Eu sei que poderia esperar em DVD, mas filmes como As Aventuras de Pi merecem que sejam assistidos no cinema 3D. E vim contar como foi essa experiência.

Esse talvez seja um dos filmes mais falados dos últimos meses, todos já estão familiarizados com a sinopse, certo? Mas vale lembrar: Pi (Suraj Sharma) é um indiano filho de um dono de zoológico que, durante uma mudança para o Canadá com sua família, sobrevive ao naufrágio do cargueiro que levava, também, os animais - além dos parentes de Pi e outros viajantes. 

As Aventuras de Pi (Life of Pi)

EUA , 2012 - 127 min. 
Direção de Ang Lee
Roteiro de David Magee baseado em livro de Yann Martel

Antes de assistir ao filme, não pensei em toda história que poderia haver antes da "aventura" em questão - Life of Pi é um nome muito melhor, acreditem.

Primeiro precisamos saber: quem, afinal, é Pi?

A primeira parte do filme nos responde exatamente essa pergunta. Conhecemos Pi, sua família, infância, interesses e um grande aspecto que marca sua personalidade: sua curiosidade pelas religiões. O jovem indiano reúne hinduísmo, cristianismo e judaísmo em sua vida, ainda que seu pai não goste muito da ideia - não só por não acreditar em qualquer religião, mas também porque acha que Pi deve escolher uma, e não acreditar em todas cegamente.

As passagens relacionadas à religião são muitas vezes divertidas devido à diversidade que envolve a vida do garoto, mas é uma característica também algo muito importante para a trama, já que acompanha Pi ao longo de sua sobrevivência no mar.

Dizem que, no livro, essa primeira parte pode ser um pouco cansativa e até chata. Não li, então então não posso falar sobre. Mas posso afirmar que, no filme, é uma introdução divertida que prepara muito bem o terreno dos principais acontecimentos. 

Então a vida de Pi começa a mudar: devido a uma crise, seus pais decidem que é preciso mudar para o Canadá - onde venderão os animais que criavam no zoológico. Pi, seus pais e seu irmão embarcam em direção à América, levando consigo os animais. No mesmo cargueiro, ainda há vários outros viajantes.

Mas o garoto tem o rumo de sua vida realmente mudado quando uma grande tempestade faz com que a embarcação naufrague.

Então, a trama central se inicia.

Pi consegue sobreviver em um bote salva-vidas, mas precisa dividir o pouco espaço disponível com uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre de bengala chamado Richard Parker. Qualquer outra informação estragaria a magia de assistir ao filme, mas as mais diferentes emoções, que nos são transmitidas na história, são incríveis. Não é apenas um filme de sobrevivência no mar aberto, As Aventuras de Pi vai muito além. É sobre fé, esperança e muito mais. Também é um filme com um final incrível (que não sei se é igual ao do livro).

Super indicado, assista! Até porque, além de cativante, o filme tem uma fotografia maravilhosa! Sem contar o 3D e os efeitos visuais, que são de outro mundo. Enfim, não falarei mais. Apenas assista.

Curiosidade

As Aventuras de Pi foi indicado ao Oscar nas seguintes categorias:
  1. Melhor Filme
  2. Melhor Diretor
  3. Melhor Roteiro Adaptado
  4. Melhor Trilha Sonora Original
  5. Melhor Canção Original
  6. Melhores Efeitos Visuais
  7. Melhor Fotografia
  8. Melhor Direção de Arte
  9. Melhor Montagem
  10. Melhor Edição de Som
  11. Melhor Mixagem de Som
(Confira a lista completa dos indicados aqui)
Pois é.. eu disse!

Share this:

, ,

CONVERSATION

1 comments:

  1. Ótimo síntese, vou assistir graças aqui.
    Quando ouvi falar achei que fosse algo sobre matemática por causa de "pi", ou coisa parecida, rs.
    tenho alguns pequenos resumos de filmes etc aqui, se puder dar uma olhada e nos dizer o que achou http://estadoimponente.blogspot.com

    ReplyDelete