O Azarão, de Markus Zusak

"O Azarão", de Markus Zusak
Editora: Bertrand Brasil
ISBN: 9788528616439
Ano da Edição: 2012
Páginas: 176
Assim como muitos, conheci o escritor Markus Zusak através do sucesso A Menina que Roubava Livros (2005), um livro incrível que me fez voltar ao hábito da leitura depois de muito tempo. Pouco tempo depois outro livro do autor foi publicado no Brasil, e eu não pensei duas vezes antes de comprar. Esse livro era Eu Sou O Mensageiro (2002) e, ainda que sua história em nada se parecesse com o primeiro livro do autor que eu li, a narrativa continuava sendo maravilhosa. Ambos estão na minha lista de favoritos.

Certo, e qual a relação disso com O Azarão? Eu explico.

Apesar de ter sido publicado no Brasil no final de 2012, O Azarão foi originalmente publicado em 1999 e é o primeiro livro de uma trilogia. O livro é narrado em primeira pessoa pelo seu protagonista, Cameron Wolfe, um garoto de 15 anos que mora com os três irmãos e seus pais. Ao longo do livro, que é bem mais curto que os outros do autor que já foram publicados aqui, Cameron nos mostra como é sua vida, sua convivência com os demais e as dificuldades de um adolescente loser nessa confusa fase de transição.

A princípio Cameron nos conta uma história simples sobre os roubos que planeja (mas não coloca em prática) com seu irmão Ruben, sobre suas primeiras paixões não correspondidas e, em geral, a vida simples que leva. Dito isso, o livro parece simples - e, de fato, é. Não só pela história nada extraordinária de um adolescente que enfrenta essa fase de mudanças, mas também a narrativa do adolescente condiz com a sua realidade. Muitas vezes Cameron chega a nos contar fatos que acontecerão apenas muitos capítulos depois, a ansiedade do garoto se sobrepõe à linearidade. Então, há poucas surpresas.

Mas voltei a encontrar os traços da escrita de Markus em O Azarão, ainda que ele seja, entre os livros do autor, o que menos me prendeu. Ao fim de cada capítulo Cameron nos conta um sonho que teve, e acho que esses sonhos são o maior ganho do livro. Consegui ver significados importantes em cada um deles, todos relacionados à vida e às dúvidas do adolescente. Já que, devido à sua idade e personalidade, Cameron não consegue escrever de forma muito desenvolvida e muito menos construir boas metáforas, os sonhos suprem essa "pobreza" na escrita.

É um livro pequeno, que pode facilmente ser lido numa tarde - não só pela linguagem simples, mas também pela incrível diagramação, com folhas amarelas, letras grandes e bom espaçamento. Quem já passou pela adolescência talvez se veja um pouco em Cameron e, mesmo aqueles que não  passaram por essa fase do mesmo jeito que ele, com certeza irão criar certa afeição pelo garoto em algum momento do livro. Admito que no começo ele me irritava, mas sua vontade de mudar e a maior consciência da vida ordinária que levava fez com que eu passasse a gostar mais do personagem.

Ler O Azarão tendo a consciência de que o livro possui alguns traços autobiográficos do autor pode deixar tudo mais interessante, principalmente para aqueles que, assim como eu, já são fãs da escrita de Markus Zusak.

É um livro bom, e com certeza lerei os outros dois livros da trilogia: Fighting Ruben Wolfe e When Dogs Cry - ainda não publicados no Brasil. Mas recomendo O Azarão (The Underdog) aos que já tenham lido ao menos um dos outros livros de Markus Zusak, que são suas reais obras primas.

Share this:

, , , ,

CONVERSATION

6 comments:

  1. Bem interessante ler o que você escreveu sobre o livro. Não me lembro de ter lido alguma outra coisa sobre esse título, e tinha curiosidade, apesar de ainda não ter lido nada do autor. Sempre, desde o lançamento, estive louca para ler A Menina que Roubava Livros, e ainda lerei. Incrível como é unânime a admiração pelo livro. E O Azarão me interessou ao ler a sinopse e, claro, ver que é do mesmo autor do livro que (ainda) estou louca para ler. Gostei da temática e essa parte dos sonhos do protagonista parece genial, essa ideia de mostrar o que o personagem não "consegue" dizer com as próprias palavras, como você comentou.

    bjs
    livrolab.blogspot.com

    ReplyDelete
  2. Estava vendo as resenhas do DL 2013, encontrei a d'O Azarão e corri logo pra cá. Segui o mesmo caminho que você nas obras do Markus Zusak e, no momento, só me falta ler este.

    Não sabia que era uma trilogia, foi uma surpresa boa, esperemos que os próximos sejam lançados também!

    No mais, a forma como você expôs sua opinião a respeito desta obra me deixou com ainda mais vontade de ler. Foi bastante sincera em comentar que não é como os outros, suas reais obras primas. Enfim, gostei bastante.

    Beijos
    vivalivros.blogspot.com.br

    ReplyDelete
  3. Oi!
    Vi o link da sua resenha no blog do DL e vim conferir. Ainda não tinha lido uma resenha tão detalhada sobre o livro, mas a sua me deu uma boa ideia sobre a trama. Como você, também me apaixonei pela escrita do Zusak em A Menina que Roubava Livros e quero muito conferir outras obras do autor. Ah... também não sabia que O Azarão faz parte de uma trilogia. Bom saber.
    Beijo

    ReplyDelete
  4. Li apenas A Menina que Roubava Livros e gostei muito. Adorei a forma que o autor narra misturando cores, sabores e sentimentos. Tenho vontade de ler outros livros dele.
    Ótima Resenha! Parabéns!

    ReplyDelete
  5. Li A menina que roubava livros. Achei bem interessante a resenha,com certeza vou colocá-lo na minha lista de leituras. Abraço

    http://organizando-o-caos.blogspot.ca/2013/01/desafio-literario-janeiro-mes-de-sartre.html

    ReplyDelete
  6. Também amei a Menina que roubava livros e Eu sou o mensageiro, por este motivo tenho muita vontade de ler qualquer coisa escrita pelo autor. Com certeza lerei O azarão e os outros livros da trilogia um dia. Adorei a resenha, beijos

    www.luanamachado.com

    ReplyDelete