A Revolução dos Bichos

"A Revolução dos Bichos", de George Orwell
ISBN: 9788535909555
Editora: Companhia das Letras
Ano de Publicação: 1945
Ano da Edição: 2007
Páginas: 152
A Revolução dos Bichos é aquele tipo de livro que merece uma resenha e que, ao mesmo tempo, dificulta a escrita desta. Não importa que eu conte qual é a história do livro, não é o que o torna interessante. Também não acredito que descrever as alegorias presentes na obra ajudem a compreender sua importância, pois é preciso lê-lo na íntegra para que isso seja realmente possível.

O que posso dizer com convicção é: foi uma das melhores leituras que já fiz. Por muito tempo não quis lê-lo por achar que bichos como protagonistas poderia ser algo estranho - mas, já que esse era o tema do desafio literário de março, por que não?

O livro não é muito longo, tem uma linguagem fácil e uma história cativante. Até aí, nada demais. Mas, afinal, o que o torna incrível?

George Orwell conseguiu, através de alegorias simples, fazer uma crítica ao sistema político e, mais do que isso, à necessidade de poder do homem. Cada bicho, ao tomar a fazenda do seu dono, inicialmente representa os trabalhadores. Mas, aos poucos, descobrimos que cada um deles está ali por uma razão, e suas ações nos mostram quem simbolizam.

Qualquer um que tenha prestado atenção às aulas de história do Ensino Médio irá conseguir identificar as referências mais claras. Eu que, além disso, me interessava muito pela matéria, consegui identificar muitas coisas. Mas não tudo - e isso não tornou a leitura menos interessante.

Na edição da Companhia das Letras há um incrível posfácio de Christopher Hitchens que ajudou a complementar a leitura e a entender muitos fatos que passaram despercebidos por mim. Há também dos prefácios do autor, que falam sobre liberdade de imprensa (o que, como estudante de jornalismo, me interessou muito) e sobre obra em si.

É um livro de fácil leitura, mas que para não ser digerido como uma simples história, requer algum conhecimento histórico básico. Aos interessados em política, por sua vez, é um livro que se torna ainda mais interessante. 

Não importa como você irá lê-lo, desde que tenha a consciência de que há muito mais do que uma história de bichos que resolveram ser os donos da fazenda onde moram. Qualquer dúvida em relação às alegorias é facilmente encontrada no posfácio. 

É claro que cada um, em determinado momento, poderá ter uma leitura diferente de acordo com o conhecimento acumulado. Caso eu leia esse livro em dez anos, provavelmente notarei muito mais referências do que notei agora. Ainda assim, foi uma ótima leitura e que me surpreendeu pela sua simplicidade na linguagem, contrastante com a temática apresentada.

Share this:

, , ,

CONVERSATION

7 comments:

  1. Olá!

    Esse foi o primeiro livro do autor que eu li, gostei bastante, por sinal. Concordo com você em relação ao teor do livro, é muito mais do que uma simples fábula, uma vez que envolve história, política e preceitos morais.

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  2. Que legal que li uma resenha sobre este livro! Eu queria muito saber do que se tratava. Encontrei teu blog pelo link de parceiros do "Livros só mudam pessoas". Caline. http://www.lilivro.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  3. Estou realmente com esse livro para ler, e com uma vontade enorme, mas desde que li em algum lugar que tinha que entender sobre politica, fiquei um tanto desestimulada. Não faço ideia sobre isso, é um assunto totalmente estranho para mim.

    http://wemightbedeadbytomorrow.wordpress.com/

    http://www.escrevendoaospouquinhos.com.br/

    ReplyDelete
  4. Não conhecia o livro. Muito boa resenha.
    Seguindo seu blog.

    http://mundodeariel.blogspot.com/

    ReplyDelete
  5. Tô doidinha por esse livro, minha melhor amiga leu e disse que é ótimo. Fiquei morrendo de vontade de ler. *-* Beijos.
    http://alternativeyeah.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  6. Todo mundo fala muito bem desse livro!

    Adorei o blog e já estou seguindo!
    Abraços, Letícia!
    porenseetcs.blogspot.com

    ReplyDelete
  7. Esse layout é bem linda... Beijos
    Limpando os favoritos achei sua página... Beijocas...

    ReplyDelete