Sentimento do Mundo e Outros Livros de Poesia

Dezembro, Natal e... mês de poesia no Desafio Literário! Admito que foi o tema que, desde o princípio, mais me assustou. Não sou leitora de poesia e até então sempre tive aquele "pé atrás" com o gênero, mesmo que nunca tenha lido qualquer livro de poesia até então.

Na procura por um livro para finalmente ler poemas e descobrir se gostaria ou não, encontrei Sentimento do Mundo, do Drummond, ao lado de vários outros. Unindo o útil ao agradável, me lembrei que é leitura obrigatória e decidi levar pra casa. 

Minha grande (e maravilhosa) surpresa foi quando descobri que aquela edição (que é um tanto antiga) continha os dois primeiros livros de poesia de Drummond, "Alguma Poesia" e "Brejo das Almas" - seguidos, é claro, do livro "Sentimento do Mundo". Essa edição é da editora Record e eu não encontrei em lugar algum pra vender, mas encontrar as três obras separadas é muito fácil.

Adianto que foi uma leitura muito prazerosa, os poemas de Drummond foram devorados em dois dias e me tiraram de um momento em que eu não conseguia continuar a leitura de um romance pesado e que exigia tanto de mim. Drummond conversou comigo e me encantou, conseguiu me converter à poesia logo com o primeiro livro, que talvez tenha sido o que mais gostei. É difícil resenhar Drummond e, principalmente, expressar como foi o meu primeiro contato com o gênero, mas vou tentar falar um pouco dos três primeiros livros de Drummond, que foram também os primeiros livros de poesia lidos por mim.


O que mais me encantou foi a simplicidade e a objetividade dos poemas, sem a busca de metáforas, mas que ainda assim conseguiu me cativar de um modo que eu não esperava. Ler poesia me pareceu divertido e fez com que eu me sentisse leve. O livro reúne quase 50 poemas, o mais conhecido sem dúvidas é "No meio do Caminho", mas entre os meus favoritos se destacam "Poema de Sete Faces", "Quadrilha" e o incrível "Europa, França e Bahia". Aos que, como eu, não tiveram contato com a poesia, é uma super indicação para começar!


É impossível não notas as diferenças entre o primeiro e o segundo livro. Esse mostra uma poesia mais densa - não mais difícil, talvez mais existencial e até mais amarga. Alguns poemas do primeiro livro até me fizeram rir, o que não aconteceu no segundo, se não me engano. Mas os poemas com engajamento político e outros que falam sobre o amor de modo amargo, dois temais que a princípio não me deixariam muito interessada, me encantaram tanto quanto os demais. Os meus favoritos talvez sejam "Girassol", "Hino Nacional" e "Convite Triste".


Esse livro, acredito eu, é um dos mais conhecidos da obra de Drummond. Em relação à temática,  me pareceu um desenvolvimento do livro anterior. A poesia passa a girar em torno da percepção do mundo à sua volta, onde há retratação do período de guerra, poemas que envolvem política e, sem dúvidas, aqueles que mais me chamaram a atenção, que foram os que questionam sobre o futuro da humanidade e os impactos da modernização no destino dos seres humanos. Entre os três livros, talvez seja o mais interessante e também mais variado. Inclui um poema intitulado "Ode no cinquentenário do poeta brasileiro" que é, na verdade, uma homenagem a Manuel Bandeira, que então fazia 50 anos. O poema que dá nome ao livro também é conhecido, e é a ele que a capa faz referência, mas especificamente aos versos "Tenho apenas duas mãos / e o sentimento do mundo". É, sem dúvidas, um poema incrível, com uma visão pessimista sobre o futuro e dura realidade da época.

Três livros recomendadíssimos, que me fizeram relembrar a importância do Desafio Literário, sempre me proporcionando leituras maravilhosas fora da minha zona de conforto. Sem dúvidas Saramago e Drummond foram as melhores descobertas desse ano. E que me venha mais poesia!

Share this:

, , , ,

CONVERSATION

2 comments:

  1. Nossa, adorei!
    Já participei de desafios literários e esses dois autores estavam na lista. Concordo com vc, eles são escolhas primorosas e valem a pena serem lidos.
    Beijão!

    ReplyDelete
  2. Olá, tudo bem?
    Eu adorei o seu blog, e estou começando o meu agora, gostaria que você desse uma olhada, de preferencia segui-se.

    http://frenesidaspalavras.blogspot.com.br/

    beijos.

    ReplyDelete