As Brumas de Avalon: A Senhora da Magia


"A Senhora da Magia", de Marion Zimmer Bradley
Editora: Imago
INBS: 9788531210372
Ano da Edição: 2008
Páginas: 248
Escrito em 1979, o livro A Senhora da Magia é o primeiro da série Brumas de Avalon, composta por quatro obras.


Nesse primeiro livro somos primeiramente apresentados à Igraine, uma jovem que, contra sua vontade, se casou com Gorlois, o Duque da Cornualha. Junto a eles vivem Morgana, filha do casal, e Morgause, irmã mais nova de Igraine. A série tem como propósito contar a história do Rei Arthur a partir da visão das mulheres, mostrando a importância de cada uma nessa lenda. Na primeira metade do livro, Igraine é o foco da história.

Por ter se casado muito cedo e por ordem de sua irmã, a jovem foi obrigada a amadurecer repentinamente e muitas vezes se sente perdida, sem saber ao certo como agir. Ainda assim ela tem uma vida estável e aparentemente tranquila, até que Viviane, sua irmã mais velha e a Senhora do Lago, sai de Avalon para convencer Igraine a fazer algo que mudará sua vida, mas que é a chave para a salvação da Bretanha e de Avalon no futuro, uma vez que a primeira está sendo ameaçada pelos bárbaros e, a segunda, pelos cristãos.

As referências e críticas aos cristãos compõem algumas das partes mais inteligentes do livro. Marion não tem medo de colocar a ignorância e a hipocrisia dos fanáticos religiosos no papel enquanto, do outro lado, Merlim tenta explicar que todos os deuses são um só.
"- Os dois são um só - respondeu Merlim, sentando-se muito ereto -, mas os seguidores de Cristo preferem dizer não que eles não terão outros deuses ante o seu Deus, mas que não há nenhum outro deus que não seja o deles. (...)"
Depois de cumprir o destino que lhe foi destinado, Igraine finalmente da a luz a Arthur que, por questões estratégicas, é afastado da família e criado por pais adotivos para sua própria segurança. O foco deixa de ser Igraine, mãe de Arthur, e passa para sua irmã Morgana.

Todo o resto do livro conta a juventude de Morgana, que é levada para Avalon por sua tia Viviane. Treinada para se tornar um dia uma sacerdotisa da Deusa, Morgana acaba criando um grande afeto por Viviane e, principalmente, por Avalon. Também somos apresentados aos filhos de Viviane, que logo se tornam também importantes da jornada de Arthur, cuja história não deixa de ser contada ao longo do livro, ainda que muitas vezes do ponto de vista da Morgana.

Quando me diziam que o livro é contado do ponto de vista de cada mulher, sempre imaginei que fosse em primeira pessoa: pois não é. Na verdade, o livro foca nessas mulheres, uma por vez, mostrando suas vidas e a importância de cada uma na vida de Arthur. 

Gostei muito da história e, pelo final, não pude começar a ler outro livro senão "A Grande Rainha", o segundo livro da série. Senti falta apenas da presença mais forte de Merlim, pois ainda que o foco seja as mulheres que fizeram parte da vida de Arthur, nenhuma delas consegue ser forte o bastante para substituir a figura do mago que, infelizmente, fica em segundo plano.

Espero encontrar mais Merlim e que, nos próximos livros, essas mulheres deixem de ser apenas importantes e se tornem mais fortes e confiantes.

Esse post faz parte do Desafio Literário 2012 de Setembro (Mitologia Universal)!

Share this:

, , ,

CONVERSATION

0 comments:

Post a Comment