Livros Favoritos de "Leituras Obrigatórias"

Mesmo aqueles acostumados a ler costumam se assustar com a lista de "Leitura Obrigatória" divulgada pelos vestibulares em seus anos de Ensino Médio. Apesar de ter terminado o meu há dois anos, me lembro bem das leituras e da dificuldade enfrentada em algumas e, principalmente, da felicidade que encontrei em outras, as quais me surpreenderam positivamente!

Nunca tive "medo" dos livros que precisamos ler no colégio porque sempre fui incentivada a lê-los. Senhora, de José de Alencar, por exemplo, foi o primeiro livro da literatura brasileira que li para fazer uma prova, ainda aos 14 anos. E não é que eu gostei? Talvez pela minha primeira experiência com esses livros não ter sido traumatizante, nunca diferenciei as leituras obrigatórias das demais, ou seja, sempre as encarei como mais um livro a ser lido, mais um universo a ser descoberto.

Mas não vim aqui falar de Machado de Assis nem de Graciliano Ramos - ainda que ambos tenham escrito livros que eu adoro. Vim falar das melhores descobertas que fiz nesse meio das leituras obrigatórias! Livros incríveis, que me cativaram e que também me despertaram interesse em conhecer outras obras dos autores. Eles não têm nada de entediante, difícil ou chato. Vamos à lista!


Lucíola (José de Alencar)
Editora: Ática
Páginas: 128

Outro livro do incrível José de Alencar! Li porque era (e ainda é, se não me engano) leitura obrigatória da UFPR. O livro é narrado por Paulo, um jovem que ao chegar no Rio de Janeiro é levado pelo amigo até uma festa, onde ele avista Lúcia, uma cortesã que ele tem a impressão de que já a conhece. 

Paulo se encanta por ela e a história é desenvolvida a partir dessa paixão. Poderia ser simplesmente isso, mas ao longo da narrativa Lúcia se mostra completamente diferente da ideia de inocência que passa à primeira vista. É uma personagem complexa, cheia de segredos e que, ainda assim, faz com que Paulo a idealize e, por isso, ele deseja tirá-la da vida que a moça leva como cortesã.

O melhor do livro, no entanto, está entre o meio e o final. Não achei que seria tão surpreendida com a história de Lúcia e nem que ficaria tão tocada com o final. Ao terminar o livro fiquei segurando-o ainda por um tempo, tentando acreditar que aquela história havia terminado. Um dos meus romances favoritos. 

Felicidade Clandestina (Clarice Lispector)
Editora: Rocco
Ano: 1998
Páginas: 160

Se você ainda não conhece Clarice Lispector, esse livro é mais do que uma indicação! Ele reúne 25 maravilhosos contos da autora. Também li por estar na lista de livros da UFPR, mas foi muito mais do que isso!

Felicidade Clandestina foi o primeiro livro de contos que eu gostei completamente. Algumas histórias me envolveram mais do que outras, é claro, mas o livro no geral é incrível e a escrita de Clarice Lispector é única. 

Contos que fazem com que tenhamos vários sentimentos e ainda assim nos encantam profundamente. Leitura obrigatória da vida! Haha.

Sentimento do Mundo (Carlos Drummond de Andrade)
Editora: Companhia de Bolso
Ano da Edição: 2012
Páginas: 86

Como eu já havia contado aqui, minha primeira experiência com livros de poesia foi com a obra de Drummond! Sentimento do Mundo é o terceiro livro, publicado originalmente em 1940, que reúne 28 poemas do autor.

Não vou falar muito dele porque repetiria o que escrevi no post relacionado à leitura dos três primeiros livros do autor, mas digo novamente que ler Drummond foi a maior surpresa que tive esse ano! Achei que não era leitora de poesia, mas os livros dele me encantaram e a diversidade de temas me deixou ainda mais interessada. É incrível!

Escolhi um romance, um livro de contos e um de poesia pra mostrar algumas leituras obrigatórias que acabaram sendo ótimas leituras. Mas a verdade é que há vários outros livros que a princípio podem nos parecem difíceis ou até mesmo desinteressantes, mas sempre vale a pena dar uma chance a eles! São livros, afinal. Esteja aberto aos novos mundos e aos personagens que esses autores nos mostram, e poderá se surpreender. Boas leituras - obrigatórias ou não! 

Share this:

, ,

CONVERSATION

2 comments:

  1. Senhora é o melhor de Alencar, na minha opinião. Lucíola só não foi melhor porque eu fiquei sabendo do final antes de terminar de ler... ;-;
    Drummond é meu segundo poeta preferido (Álvares de Azevedo é amor!), tenho a Antologia aqui em casa. Realmente, muitos temas e tão bem escritos! Têm sentimentos na dose certa.

    O meu livro de contos preferidos da Clarice se chama "O Primeiro Beijo e outros contos". Também adoro as crônicas dela!

    Quando eu tinha leituras obrigatórias, fazia o possível pra gostar (porque era do contra: fazia questão de achar bom, quando todos meus colegas desgostava). Assim, tive ótimas experiências e saí da escola sem traumas!

    Beijos,
    Booker Queen!

    ReplyDelete