Os Vingadores

Os Vingadores é uma adaptação pela qual eu espero há mais de um ano, desde quando foi confirmada a presença de Robert Downey Jr. no filme, já que eu sou uma fã de carteirinha das adaptações de O Homem de Ferro. Eis que finalmente o filme tem sua estréia nacional e eu não paro de ouvir elogios (antes, durante e após a sessão) que só pude entender ao ver o filme de fato.

Como em grande parte dos filmes de ação, tudo começa com algo que a gente não sabe o que é, de onde veio e porque é importante. Mas não é preciso entrar em pânico, todas as respostas são respondidas ao longo do filme e não é o caso em que um momento chega e você se  pergunta "O que tá acontecendo?" - Sim, ando traumatizada por filmes que colocam informações demais e no final não falam nada.

Loki é o vilão da vez, já conhecido por ser o irmão de Thor e já ter se apresentado revoltado e com sede de poder no filme Thor, lançado em 2011. Mais uma vez, Tom Hiddleston se mostra um ótimo ator e Loki continua sendo totalmente desprezível, mas sem deixar de lado os poucos momentos "eu tenho um motivo para ser assim". O que não faz diferença, ele ainda é um vilão. Um ótimo vilão.

A verdade é que a história não seria diferente se Loki fosse o único vilão nessa história. Mas, enviado pela raça conhecida como Chitauri, Loki não está sozinho. E seu exército alienígena nem um pouco discreto mostra o porquê de tantos super-heróis serem necessários.

E é diante da ameaça que sofre o planeta Terra que Nick Fury busca reunir, pela primeira vez, Os Vingadores.




Algumas pessoas - procurando defeito, como sempre - reclamaram no foco do filme, dizendo que muitos personagens acabaram fazendo com que nenhum recebesse atenção, isso e aquilo... Blé, mentira. Apesar de ter ouvido muitos falarem do Hulk e da Viúva Negra antes de assistir ao filme, a verdade é que todos conseguiram se destacar de algum modo, e acabaram se completando para trabalhar em equipe. O foco de Os Vingadores são, sim, eles. Todos eles.

Quem nunca deu muita atenção para o Hulk aprende sua importância que vai muito além do que esperamos. Inicialmente, Bruce Banner é recrutado como um cientista fundamental na busca pelo cubo-cheio-de-energia roubado por Loki. Mas é claro que as coisas "fogem do controle" e o cientista da lugar ao Hulk, que surpreende a todos desde sua primeira transformação até o fim do filme. E, acreditem, além de assustador, até mesmo o Hulk é capaz de proporcionar cenas cômicas.

Tony Stark inicialmente não parece ter algo a mais pra mostrar além do que já é conhecido. Como sempre, rouba as cenas com suas piadinhas e seu jeito meio "gênio". Mas, em um certo momento, a atitude do Homem de Ferro demonstra que talvez ele não  seja o egoísta que todos dizem que ele é. Continua sendo meu super-herói favorito, com suas armaduras (que sim, continuam surpreendendo) e com a atuação de Robert Downey Jr., que dispensa qualquer comentário.

O Capitão América, que teve um dos filmes individuais mais elogiados entre os recentes, talvez tenha sido o que mais me surpreendeu. No filme individual, apesar dos elogios, eu não achei ele um dos melhores heróis, me parecia um superman criado por humanos. Mas eis que ele volta, 40 anos depois, e ainda tem o que ensinar para os super-heróis. Além da sua força, ele é em Os Vingadores muitas vezes o cérebro do grupo. Dando ordens e fazendo estratégias rápidas, o Capitão América não é um super soldado. É um líder.

O fato de Thor ser irmão do vilão faz com que sua presença seja indispensável. Ele não é recrutado, uma vez que vem à Terra devido a presença de Loki, mas logo acaba fazendo parte do grupo e com seu inseparável martelo ajuda a proteger o planeta Terra, tão queridinho por ele desde seu filme.

Juntos, depois de algumas discussões e divergências, eles acabam sendo motivados e passam a lutar não porque foram unidos com uma missão, mas porque aquele é o dever deles. Os Vingadores ainda contam com o Gavião Arqueiro e com a Viúva Negra, que apesar de terem sido também elogiados, acredito que tenham ficado em segundo plano algumas vezes.


Não vou dizer que Os Vingadores foi um filme que superou minhas expectativas, pois fizeram com que eu já entrasse no cinema com as mais altas expectativas possíveis nesse mundo. Mas não me decepcionou, e cumpriu tudo o que promete. É o tipo de filme que, se não é o que você esperava, só pode ser mais. Com ação do começo ao fim e comédia nas horas certas e de maneira inteligente, Os Vingadores tem um roteiro perfeito que não permite que você pisque ou olhe pro lado.

Aos que puderem assistir em 3D, vale muito a pena. Mas, ainda em 2D, os super heróis mais poderosos do mundo são capazes de prender a atenção de todos, até aqueles que não sejam muito fãs do gênero.

O importante é não deixar de assistir no cinema, ou irá gerar um arrependimento pelo resto da vida. E, é claro, a cena depois dos créditos existe.

ps. Aposto que com tanto foco aleatório nela, a Torre Stark será a mais nova sede do grupo no próximo filme. Ah, céus, eu quero logo o próximo filme!

ps 2. Esses filmes estão fazendo com que eu volte a ficar obcecada por HQs. Sem mais.

Share this:

, , ,

CONVERSATION

0 comments:

Post a Comment