Desafio Literário 2011: Alice No País das Maravilhas - Resenha
O primeiro livro do Desafio Literário 2011 tem como tema Literatura Infanto-Juvenil e a minha escolha não foi nada mais do que Alice no País das Maravilhas! É um dos livros que eu sempre tive a vontade de ler, mas nunca tinha me comprometido a ler esse clássico até então.
Alice no País das Maravilhas é um livro de Lewis Caroll, pseudônimo do professor de matemática Charles Lutwidge Dodgson. Sim, um professor de matemática escrevendo um livro de fantasia, isso me intrigou e descobri que Lewis era um grande investigador da lógica simbólica. Na minha opinião, esses estudos, aliados à uma prodigiosa imaginação, permitiram que fosse criada uma obra que, apesar de ser muitas vezes considerada infantil, deve ser lida com muita atenção.
O livro conta a história de Alice, que avista um coelho branco de colete e decide segui-lo, mas acaba caindo em um buraco que aparenta nunca acabar. Depois de muitas confusões em relação ao seu tamanho, que ora aumenta e ora diminui, Alice se encontra em um mundo fantástico e completamente nonsense, revelando a lógica do absurdo presente nos sonhos através de animais falantes, uma Rainha que insiste em dizer "Cortem a cabeça" quando contrariada e um Chapeleiro Maluco, que sempre está na hora do chá por ter brigado com o tempo, entre outros.
Ao longo da história, Alice não se cansa de questionar quase tudo que lhe é dito, apesar de algumas coisas absurdas não lhe chamarem tanto a atenção. É uma personagem não só curiosa, mas também que está em constante conflito. Alice passa a desconfiar que não é mais ela mesma, e sim outra pessoa. Além desse conflito interno, Alice vive mudando de tamanho, chegando a estranhar quando não esta grande ou pequena demais, ao voltar para o seu tamanho normal.
Foi um livro que li com muita boa vontade e muito facilmente, pois apesar de confuso, não é um livro cansativo. A trama se desenvolve e, quando percebi, já estava no fim da aventura de Alice. É um livro para crianças e adultos, mas que deve ser lido com perspectivas diferentes para cada um, pois os adultos podem ler e perceber que no livro seus paradoxos contradizem a lógica e a concepção normal do espaço e do tempo, o que é uma grande marca do livro e faz com que ele seja único, além de permitir que voltemos aos tempos de criança, viajando um pouco nesse mundo absurdo e, ao mesmo tempo, cativante.
Esse é só um trecho de tantos outros que eu acho geniais, de qualquer modo vale a pena ler o livro inteiro. De 0 à 5, minha nota para o livro é 5 com toda certeza.- Nesta direção - disse o Gato, girando a pata direita - mora um Chapeleiro. E nesta direção - apontando com a pata esquerda - mora uma Lebre de Março. Visite quem você quiser quiser, são ambos loucos."
- Mais eu não ando com loucos - observou Alice.
- Oh, você não tem como evitar - disse o Gato - somos todos loucos por aqui. Eu sou louco. Você é louca.
- Como é que você sabe que eu sou louca? - indagou Alice.
- Deve ser - disse o Gato -, ou não teria vindo por aqui.

Eu normalmente não comento, mas dessa vez eu tive que parar e dizer que essa sua resenha está ótima! eu nunca gostei do desenho da Disney, e por isso nunca tive vontade de ler o livro, mas depois dessa resenha, talvez eu dê uma chance...
ReplyDeleteansiosa para as outras
bjs o/
Parabéns pela escolha do livro. Alice é um clássico. Já disse em outro post e repito: deve ser lido com o coração.
ReplyDeleteA interpretação é fruto do sentimento que a obra desperta em cada um.
Abs, Rê
também resenhei Alice, e concordo com Rê, um livro pra ser lido com o coração
ReplyDeleteps: sua resenha foi a primeira que li que concordou com meu ponto de vista, ainda bem que não tô sozinha nessa xDD
Eu costumo pensar o seguinte: Quando criança lemos o texto sem situar contextos e pretextos. Quando das releituras, já adultos, passamos a adicionar outros crivos que nos permitirão compreender o que está para além da narrativa, ou seja, as entrelinhas. Mas, concordo com a Rê, a leitura com o coração acerta na mosca, é infalível. Excelente resenha, Letícia!
ReplyDeleteparabéns pela resenha, companheira de desafio e de resenha, hehehehe. 1 abraço.
ReplyDeleteQue delícia de resenha.
ReplyDeleteUma leitura tão boa para crianças e para adultos. Uma pena que ainda não tive oportunidade de ler. Acho que quando o fizer será um grande evento, pois já falei tantas vezes, em tantos blogs que resenharam Alice, que todo mundo já está sabendo que eu ainda não li Alice. Shame on me.
EU ja prefiro o desenho da DIsney do que o livro, simplesmente ele não me agradou. Sua resenha está otima!
ReplyDeleteAlice, Chapeleiro Louco sempre bom de ler. Boa escolha. Beijos
ReplyDeleteEu gostei bastante dessa historia, e com certeza vou reler em breve.
ReplyDeleteOtima resenha, beijocas
Alice é fantástico! Foi interessante. Li quando era criança, e ao realizar a releitura 10 anos depois, era como se não se tratasse do mesmo livro. É interessante analisar as diferentes interpretações dadas com o passar do tempo. Ótima resenha! E como dica, sugiro a leitura de "Alice Através do Espelho". :)
ReplyDelete[O Wordpress não me deixa comentar.. o endereço do meu blog é http://demaneiralguma.wordpress.com]
I guess your review of the book is more worth reading than the book itself rsrsr. I am joking but I could have a good grasp of the whole thing through your words - I also liked the idea that we are all mad because we have chosen this way...is there a way that does not lead us here or there? Well, if you come by it please, let me know
ReplyDeleteHugs