Desafio Literário 2011: Olga - Fernando morais


Resenha de Fevereiro: Olga - Fernando Morais


Eis um fato: eu nunca havia lido uma Biografia em toda a minha vida. Nunca me interessei, mas, se fosse necessário, eu sempre tive esse livro em mente. Graças ao desafio literário, comecei a ler Olga, de Fernando Morais.

Escolhi esse livro pela história de Olga sempre ter despertado meu interesse, mas não tinha idéia de como a história era bem mais vasta do que eu imaginava. O livro, através de uma pesquisa belissima de Fernando Morais, conta a história de um modo que me prendeu a atenção desde o começo. Muito bem romatizada, o que se deve ao fato do autor ter conversado com as pessoas ainda vivas que haviam convivido com Olga.

Em um determinado momento, a história de Olga, uma burguesa filha de advogado, que decide se aliar à Juventude Comunista, se mistura com a história de Luís Carlos Prestes e, desse modo, se mistura com a história do Brasil.


Alguns acontecimentos narrados me surpreenderam, como a tentativa de ataque comunista no Brasil, na qual o governo de Getúlio começou a capturar os comunistas, supostamente por serem uma ameaça para a nação (na verdade, uma ameaça para a ditadura de Vargas, obviamente). A partir dessa "caça aos comunistas" (hahahaha) começam a surgir espiões do governo e intervenção dos Estados Unidos.

Olga é uma mulher com uma personalidade muito forte, é bonita e é muito decidida. Sempre foi independente e destemida, por isso acabou sendo conhecida pela sua coragem. Mesmo quando foi presa, não desistiu. Era desejada e, mais do que isso, inteligente. A inteligência de Olga chegou a me surpreender quando no livro é explicado como Olga conseguiu levar um protesto às ruas quando estes eram proibidos e a policia estava vigiando os locais. Olga colocou casais de namorados na rua, andando nomalmente e olhando vitrines - comunistas - que ao seu sinal se mostraram protestantes.As torturas descritas são chocantes, ainda mais pela fidelidade dos comunistas em não entregarem seus companheiros de modo algum, mesmo após sequências monstruosas de tortura e estarem dias sem dormir. Outros, porém, nem precisaram ser torturados para entregar tudo o que sabem. É impressionante ver como os seres humanos de um mesmo grupo podem ser incrivelmente heróicos e outros tristemente covardes.Não sou comunista, digo isso apenas por achar que em um grupo a fidelidade deve sempre prevalecer, e nesse caso não vejo de modo diferente. De qualquer modo, é por esse motivo que Olga acaba sendo encontrada, assim como Prestes. O desfecho da história já era conhecido por mim, mas ainda assim me deixou impressionada ao ler.

Valeu muito essa leitura, não só por ter conhecido um pouco mais da história de Olga e até mesmo dessa pequena parte, mas não menos importante, da história do Brasil.

Além disso, agora me sinto muito mais animada para ler alguma biografia, futuramente. Basta fazer a escolha certa!

Minha nota de 0 à 5 é 4 apenas pelo fato de eu ter me cansado algumas vezes, quando a história se desfocava de Olga e me confundia.

Share this:

CONVERSATION

6 comments:

  1. Acredito que hoje um dos nossos melhores biográfos é o Fernando Morais, bela escolha de Olga.
    abs
    Jussara

    ReplyDelete
  2. Meu Deus, cada vez q leio mais resenhas sobre Olga, fico com mais vontade de ler!! Acho q esse mês ñ dá, mas no próximo, com certeza tirarei um tempo p/ desfrutar dessa história.
    Ótima resenha!!
    Bjos

    ReplyDelete
  3. adorei sua resenha! fiquei com vontade de ler esse biografia, nao sabia que ela tinha sido alguem tao importante assim...
    abraços

    ReplyDelete
  4. Vi o filme e já fiquei condoída com o sofrimento de Olga, imagino que a obra deve nos passar essa mesma dor. Não dá para ficar indiferente, ao que parece. Muito boa resenha!

    Bjs

    ReplyDelete
  5. Vi o filme mas imagino que a biografia escrita traga bem mais detalhes e emoção! fiquei com vontade de ler!
    tb não estava acostumada a ler biografias (havia lido apenas uma antes do desafio) e o desafio me motivou a buscar outras biografias!
    bj

    ReplyDelete
  6. Olga é mesmo um livro excelente, gosto muito da escrita do Fernando Morais. Tua resenha está muito legal, dá para perceber como a leitura foi impactante pra ti, parabéns!
    estrelinhas coloridas...

    ReplyDelete