Desafio Literário 2011: Olga - Fernando morais
Resenha de Fevereiro: Olga - Fernando Morais
Escolhi esse livro pela história de Olga sempre ter despertado meu interesse, mas não tinha idéia de como a história era bem mais vasta do que eu imaginava. O livro, através de uma pesquisa belissima de Fernando Morais, conta a história de um modo que me prendeu a atenção desde o começo. Muito bem romatizada, o que se deve ao fato do autor ter conversado com as pessoas ainda vivas que haviam convivido com Olga.
Em um determinado momento, a história de Olga, uma burguesa filha de advogado, que decide se aliar à Juventude Comunista, se mistura com a história de Luís Carlos Prestes e, desse modo, se mistura com a história do Brasil.
Alguns acontecimentos narrados me surpreenderam, como a tentativa de ataque comunista no Brasil, na qual o governo de Getúlio começou a capturar os comunistas, supostamente por serem uma ameaça para a nação (na verdade, uma ameaça para a ditadura de Vargas, obviamente). A partir dessa "caça aos comunistas" (hahahaha) começam a surgir espiões do governo e intervenção dos Estados Unidos.
Olga é uma mulher com uma personalidade muito forte, é bonita e é muito decidida. Sempre foi independente e destemida, por isso acabou sendo conhecida pela sua coragem. Mesmo quando foi presa, não desistiu. Era desejada e, mais do que isso, inteligente. A inteligência de Olga chegou a me surpreender quando no livro é explicado como Olga conseguiu levar um protesto às ruas quando estes eram proibidos e a policia estava vigiando os locais. Olga colocou casais de namorados na rua, andando nomalmente e olhando vitrines - comunistas - que ao seu sinal se mostraram protestantes.
Valeu muito essa leitura, não só por ter conhecido um pouco mais da história de Olga e até mesmo dessa pequena parte, mas não menos importante, da história do Brasil.
Além disso, agora me sinto muito mais animada para ler alguma biografia, futuramente. Basta fazer a escolha certa!
Minha nota de 0 à 5 é 4 apenas pelo fato de eu ter me cansado algumas vezes, quando a história se desfocava de Olga e me confundia.

Acredito que hoje um dos nossos melhores biográfos é o Fernando Morais, bela escolha de Olga.
ReplyDeleteabs
Jussara
Meu Deus, cada vez q leio mais resenhas sobre Olga, fico com mais vontade de ler!! Acho q esse mês ñ dá, mas no próximo, com certeza tirarei um tempo p/ desfrutar dessa história.
ReplyDeleteÓtima resenha!!
Bjos
adorei sua resenha! fiquei com vontade de ler esse biografia, nao sabia que ela tinha sido alguem tao importante assim...
ReplyDeleteabraços
Vi o filme e já fiquei condoída com o sofrimento de Olga, imagino que a obra deve nos passar essa mesma dor. Não dá para ficar indiferente, ao que parece. Muito boa resenha!
ReplyDeleteBjs
Vi o filme mas imagino que a biografia escrita traga bem mais detalhes e emoção! fiquei com vontade de ler!
ReplyDeletetb não estava acostumada a ler biografias (havia lido apenas uma antes do desafio) e o desafio me motivou a buscar outras biografias!
bj
Olga é mesmo um livro excelente, gosto muito da escrita do Fernando Morais. Tua resenha está muito legal, dá para perceber como a leitura foi impactante pra ti, parabéns!
ReplyDeleteestrelinhas coloridas...